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Ponta de Gôndola

As pontas de gôndola dão maior visibilidade para os produtos gerando mais vendas, além de favorecer as compras por impulso e as aquisições não planejadas já que podem lembrar o cliente de determinado item que ele viu em alguma propaganda.

As pontas de gôndola são os principais locais de divulgação de produtos. Os pontos mais fortes para exposição são os que se encontram no final das passagens. Neles, os consumidores são forçados a fazer a curva e a passam em frente aos displays ou exposições promocionais por mais tempo.

A ponta de gôndola pode exercer três funções na farmácia:

1 – Estratégia promocional, que é a sua principal finalidade

2 – Apresentação de lançamentos e novidades

3 - Sazonalidade

No primeiro caso, a ponta de gôndola precisa passar a sensação de promoção. A ideia nessa estratégia é gerar volume adicional, incluir marcas âncoras que estão na cabeça do consumidor e ter um mix enxuto.

Outra maneira de utilizar as pontas de gôndola é a colocação de lançamentos e novidades. Alessandra explica que existe diferença entre os dois termos. Novidade é o produto que foi lançado no mercado, mas tem baixa penetração até pelo não conhecimento por parte das pessoas, pode ser um item inovador, diferenciado, algo que o consumidor ainda não foi impactado ou não teve acesso. E o lançamento, como o nome já diz, é um artigo novo. Em ambos os casos, a ideia não é obrigatoriamente promocionar e sim apresentar para o indivíduo, impressioná-lo com a novidade e/ou lançamento. Essa finalidade da ponta de gôndola não irá trazer um volume adicional tão grande, mas vai criar uma imagem de que o estabelecimento está trabalhando com inovação, construindo uma relação com o público.

E a última função desse ambiente é expor de acordo com a sazonalidade. O objetivo é que o indivíduo entre na loja e saiba que a estação já chegou e as pontas de gôndola facilitam muito nessa visualização. Porém, não pode se esquecer de continuar incluindo os itens sazonais no ponto natural, pois é nele que o consumidor irá buscá-los, a ponta de gôndola servirá como volume extra ao disponibilizar marcas fortes e características do período, com um mix reduzido, priorizando os artigos que mais vendem.

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