X
SOLICITE ORÇAMENTO
Carregando itens...

Necessário selecionar produto

Solicitar
orçamento Finalizar orçamento

Perfumaria. Um espaço que deve ser valorizado na sua farmácia.

Farmácia também é lugar de não medicamentos! A busca de tratamentos de saúde e produtos para prevenção de doenças faz parte do core business das farmácias e se consolida, assim, como a maior parte do faturamento dessas lojas. Contudo, outros nichos de mercado têm se destacado nos últimos anos, a exemplo dos itens de Higiene & Beleza (H&B).

Seja pelo mix de produtos, capilaridade do canal ou possibilidade de atendimento especializado, é fato que boa parte dos shoppers desses produtos deixou as perfumarias de lado para adquirir, nas farmácias, seus artigos de beleza.

“O shopper gosta de comprar no canal farma pela facilidade, organização de gôndolas e prateleiras, preços compatíveis com o mercado de H&B e equipe disponível para tirar dúvidas e dar orientação”, sintetiza o farmacêutico, empresário e diretor segundo secretário da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Rogério Lopes Junior.

Para a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, o canal farma proporciona um momento mais tranquilo para as compras, já que, em geral, as pessoas estão sozinhas e podem explorar lançamentos e novidades.

“O layout da loja facilita o trânsito por diversas categorias e, diferentemente do supermercado, por exemplo, na farmácia, é possível solicitar a ajuda de um atendente. Além disso, não há comparação de gastos entre itens para família (alimentos, por exemplo) versus itens para seu próprio consumo (como dermocosméticos), fato que deixa o shopper mais confortável em gastar acima da média sem ‘culpa’”, sintetiza.

Prova do gosto do consumidor em adquirir seus itens de H&B nas farmácias está nos números deste setor.

Lopes Junior reforça que muitas farmácias estão aproveitando o momento da compra de medicamentos – categoria destino dentro do canal – para disponibilizar os artigos de H&B, melhorando os seus resultados.

“Nas redes associadas à Febrafar, têm aumentado a participação e a venda dessa categoria de produtos, não só em crescimento orgânico, mas também pela entrada de novas farmácias. Contudo, ainda há muitas oportunidades de crescimento com a categoria, por meio de alianças com a indústria”, visualiza o executivo.

DADOS CONSOLIDADOS NAS GRANDES REDES

Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as vendas de itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência voltaram a crescer dois dígitos, depois de dois anos consecutivos com altas inferiores a 5%.

De acordo com a entidade, o comércio dos não medicamentos movimentou R$ 4,07 bilhões e cresceu 10,64% no primeiro trimestre de 2019 nas 25 maiores varejistas do setor – bem acima dos percentuais registrados no mesmo período de 2018 e 2017: 4,58% e 3,73%, respectivamente.

Na rede Pague Menos, por exemplo, no primeiro trimestre do ano, os itens de H&B cresceram 6,3%, com 22,2% de participação na geração de receita da rede.

“Essa situação reflete-se, especialmente, entre o público feminino, que representa 70% dos consumidores no grande varejo farmacêutico. Além disso, os preços dos não medicamentos não sofrem interferência ou controle do governo”, completa.

INVESTIMENTO MACIÇO

Diante de expectativas tão promissoras, muitas das redes de farmácias pelo País têm atuado com o conceito de drugstore, trazendo, além de um portfólio completo de medicamentos, produtos de H&B, perfumaria, dermocosméticos e conveniência.

“Da parte das farmácias, houve a percepção de que esses produtos podiam aumentar o tíquete médio da loja, aumentar o lucro e minimizar a dependência em medicamentos, onde a concorrência acirrada leva as lojas a brigarem especialmente por preço”, comenta Alessandra.

Por GUIA DA FARMÁCIA  24/09/2019

Imagine todo esse cenário aliado a um Mobiliário inteligente, comunicação visual e sinalização digital, além de soluções interativas que permitem interação segura e muito mais engajamento do consumidor com o ponto de venda.

Então entre em contato conosco para maiores informações:

(19) 3478-1000

(19) 99872-7575

contato@montafarma.com.br