X
SOLICITE ORÇAMENTO
Carregando itens...

Necessário selecionar produto

Solicitar
orçamento Finalizar orçamento

Farmácias não podem parar

Epidemia do novo coronavírus: o que as farmácias precisam fazer?

Este material representa o posicionamento oficial da Associação Brasileira de Redes Farmácias e Drogaria (Abrafarma). As farmácias são frequentemente o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde para quem tem preocupações relacionadas à saúde ou, simplesmente, necessita de informação e aconselhamento confiável. Além disso, elas tornaram-se parte importante, às vezes indispensáveis, ao sistema público de saúde.

Garantir o abastecimento. 

As farmácias devem garantir o suprimento de medicamentos e materiais de proteção individual necessários e devem colaborar para a educação em saúde e gerenciamento colaborativo com hospitais e unidades de saúde em momentos de crise em saúde pública.

Responsabilidade em proteger a população e seus funcionários. 

Quando uma epidemia acontece, a farmácia é o estabelecimento que está na linha de frente e tem uma responsabilidade crucial na proteção à saúde da população. Como farmácias tem um grande fluxo de pessoas, e muitas dessas podem ser doentes assintomáticos, várias medidas importantes devem ser tomadas.

Responsabilidade em atender pacientes suspeitos e encaminhar.

É natural que pessoas com sintomas respiratórios busquem a farmácia para atendimento ou compra de medicamentos. A equipe deve estar apta a acolher, identificar, avaliar, orientar e encaminhar esse paciente.

O que precisa ser feito.

Abordaremos as medidas que devem ser tomadas pelas farmácias para se proteger, atender pacientes com sintomas suspeitos, e colaborar com a contenção da disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.

Medidas em farmácias de cidades que não possuem casos suspeitos ou confirmados da doença. 

Neste caso o risco é baixo para os funcionários e clientes, portanto a rotina da farmácia segue praticamente inalterada. Nesta fase, recomenda-se treinar os funcionários para as ações de prevenção da doença e medidas de higiene e tomar medidas de educação da população que contribuam para a prevenção da doença.

Medidas em farmácias de cidades que já possuem casos suspeitos ou confirmados da doença. 

Neste caso, o risco para funcionários e clientes é alto. Com a escalada dos casos confirmados, a farmácia deve tomar medidas adicionais de isolamento de funcionários com sintomas, prevenção no ambiente de trabalho, proteção de funcionários e protocolos padronizados, atendimento de clientes com sintomas de

infecções respiratórias e descarte de resíduos. A saúde mental dos trabalhadores também deve receber atenção especial nesta fase.

Fonte: Guia da Farmácia

A MontaFarma fornece o mobiliário inteligente que sua farmácia precisa.

Mais que mobiliar, cuidar bem.

Então entre em contato conosco para maiores informações:

(19) 3478-1000

(19) 99872-7575

contato@montafarma.com.br