A importância da Clínica Farmacêutica

Durante muitos anos o farmacêutico limitou-se a atendimento de consumidores e leitura de receituários médicos. O profissional com vasta experiência e conhecimento, recentemente, passou a ser valorizado: tudo graças à criação e popularização das clínicas farmacêuticas.

Realidade no Brasil há alguns anos, os espaços destinados ao atendimento clínico de consumidores dentro das farmácias estão em constante expansão em todo o Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o número de consultas para serviços farmacêuticos cresceu 62% no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018 - totalizando mais de 800 mil atendimentos no serviço clínico.

Os inúmeros benefícios que a prática traz, como aumento na confiança e na relação entre consumidor e estabelecimento, maior valorização do farmacêutico, ampliação do fluxo de pessoas e, consequentemente, expansão nos lucros, são os principais motivos para a expansão das clínicas.

A partir da homologação da Lei Federal 13.021/2014, os farmacêuticos estão aptos e autorizados a prestar os seguintes atendimentos:

• Orientar sobre o uso dos medicamentos;

• Avaliar os medicamentos utilizados, como a dosagem, horário de consumo e possíveis interações;

• Entrar em contato com o médico que atende o paciente para discutir o tratamento;

• Explicar sobre sintomas e evolução de doenças;

• Pedir exames laboratoriais;

• Encaminhar o paciente a outros profissionais de saúde, caso ache necessário;

• Realizar exames de medidas, como os de pressão e temperatura;

• Indicar medicamentos que sejam isentos de prescrição médica

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ) demonstra a eficiência da Clínica Farmacêutica: mais de 25% da população brasileira procura serviço clínico em farmácias.

Buscar auxílio de um farmacêutico é comum, principalmente entre os idosos, que se confundem com a dosagem e os horários dos medicamentos. A prática vai de encontro com os dados do ICTQ, os quais afirmam que 61% dos brasileiros confiam em um farmacêutico para indicar medicamentos.

ATRATIVO COMERCIAL

Para as empresas, o investimento no espaço é justificável devido à preferência dos consumidores. Segundo o ICTQ, 73% das pessoas preferem farmácias que tenham consultórios para atendimento. Ou seja, para aumentar o fluxo de pessoas dentro da farmácia e, consequentemente, aumentar as vendas, construir uma clínica farmacêutica é uma estratégia com resultado rápido.

MONTAFARMA: SOLUÇÃO COMPLETA PARA A FARMÁCIA!

Engajada em oferecer espaço completo, amplo, funcional e agradável para funcionários e clientes, a MontaFarma tornou-se especialista em venda e montagem de mobiliário farmacêutico, com solução completa para a drogaria. MontaFarma - Mais que mobiliar, cuidar bem!

Então entre em contato conosco para maiores informações:

(19) 3478-1000

(19) 99872-7575

contato@montafarma.com.br